Johnny Cash

Johnny Cash

John R. Cash (nascido J. R. Cash; Kingsland, 26 de fevereiro de 1932 — Nashville, 12 de setembro de 2003) foi um cantor, compositor, escritor, diretor e ator estadunidense, conhecido por seus fãs como "O Homem de Preto". É considerado um dos... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Rock Clássico

John R. Cash (nascido J. R. Cash; Kingsland, 26 de fevereiro de 1932 — Nashville, 12 de setembro de 2003) foi um cantor, compositor, escritor, diretor e ator estadunidense, conhecido por seus fãs como “O Homem de Preto”. É considerado um dos músicos mais influentes do século XX, e também considerado o “rei da música country” e um ícone desse gênero. Em uma carreira que durou quase cinco décadas, ele foi para muitas pessoas a personificação do country. Sua voz sepulcral e o distintivo som “boom chicka boom” de sua banda de apoio “Tennessee Two” são algumas de suas “marcas registradas”.

Desde seus primórdios como um pioneiro do rockabilly e rock and roll nos anos 1950 à sua transformação em um representante internacional da música country e até sua reconquista da fama nos anos 90 tanto como uma lenda viva como ícone do country alternativo, Cash influenciou incontáveis músicos e deixou um trabalho igualado apenas pelos maiores artistas de sua época.

Cash promovia e defendia os artistas que beiravam os limites do que era aceitável na música country, mesmo enquanto era o símbolo mais conhecido do estilo. Em um concerto em 2002 vários astros prestaram-no tributo, incluindo Bob Dylan, Chris Isaak, Wyclef Jean, Norah Jones, Willie Nelson e U2. Dois discos-tributo foram lançados pouco depois de sua morte: Kindred Spirits, com trabalhos de artistas famosos, e Dressed In Black, com versões de músicos menos conhecidos.

Embora ele tenha composto mais de uma centena de músicas e lançado dúzias de álbuns, o trabalho criativo de Cash não conseguiu ser silenciado por sua morte. Um box set, intitulado Unearthed, foi lançado postumamente. Incluía quatro CDs de material inédito gravado com Rubin, assim como um CD retrospectivo, nestes CDs constam versões de músicas de Bob Marley, Cat Stevens, Simon and Garfunkel, sendo que um dos quatro CDs de músicas inéditas trata-se de um álbum gospel, onde interpreta canções religiosas que sua mãe cantava para ele quando criança, conta ainda com Best of Cash on American. American V: A Hundred Highways, com mais material das sessões com Rubin, foi lançado em 4 de Julho de 2006, trazendo canções do próprio Cash e mais covers de Bruce Springsteen e Hank Williams e chegou ao topo da parada da Billboard – o primeiro álbum de Cash a alcançar este posto desde “Johnny Cash at San Quentin” de 1969. Em 23 de Fevereiro de 2010 (três dias antes da data em que Cash faria 78 anos) saiu “American VI: Ain’t No Grave”, anunciado como contendo de fato as últimas gravações de Johnny Cash, que incluíam covers de Sheryl Crow e Claude Ely e músicas antes gravadas por Elvis Presley e Hank Snow.

Gêneros: Rock Internacional, Rock Clássico

Álbuns de Johnny Cash para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.