Nightwish
Nightwish

Nightwish

O Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen. A formação original já contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen; atualmente o... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Symphonic Metal, Power Metal

O Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen. A formação original já contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen; atualmente o grupo tem seis integrantes, sendo que Tarja, sua sucessora Anette, o primeiro baixista, Sami Vänskä, e o primeiro baterista, Jukka Nevalainen, não estão mais envolvidos.

O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou fama na Europa com o álbum Oceanborn (1998). Contudo, foi com os álbuns Wishmaster (2000) e Century Child (2002) que adquiriu reconhecimento mundial. O álbum de 2004, Once, foi um grande sucesso internacional, permitindo que o Nightwish realizasse várias turnês visitando dezenas de países ao redor mundo, e o single “Nemo” incluiu a banda dentro da programação da MTV, assim como o single “Wish I Had an Angel”, ambos usados em trilhas sonoras de filmes norte-americanos. Ao fim de 2005 Once havia vendido mais de um milhão de cópias ao redor do mundo, e sua turnê, Once Upon a Tour, tinha mais de cento e trinta concertos realizados.

Em 21 de outubro de 2005, após o fim da Once Upon a Tour, Tarja foi oficialmente demitida da banda através de uma carta aberta à imprensa. Após a demissão, o grupo ficou todo o ano de 2006 em pausa até finalmente anunciar a nova vocalista, Anette Olzon, em 24 de maio de 2007. A banda ainda lançou dois singles, incluindo o hit “Amaranth”, até finalmente liberar o sexto disco de estúdio, Dark Passion Play, mais tarde naquele mesmo ano. Uma massiva turnê mundial sucedeu ao lançamento do álbum e durou cerca de dois anos, encerrando em 19 de setembro de 2009 na Hartwall Areena de Helsinque.

O single “Storytime” trouxe a banda novamente após um pequeno hiato em 2011, e com ele o conceitual sétimo álbum, Imaginaerum, lançado em conjunto com um filme de mesmo nome de autoria própria da banda. Algum tempo depois, em 1 de outubro de 2012, a vocalista Anette saiu do grupo em meio à Imaginaerum World Tour e foi provisoriamente substituída por Floor Jansen, que acabou por ser efetivada como integrante oficial juntamente com o multi-instrumentista Troy Donockley em 9 de outubro de 2013.

Nesse meio-tempo, o Nightwish gravou com a nova formação o vindouro oitavo álbum, Endless Forms Most Beautiful, cujo lançamento ocorreu em março de 2015, e foi prosseguido por uma longa turnê mundial com cerca de cento e cinquenta concertos realizados ao redor do mundo, que culminou no festival Loud Park no Japão em 9 de outubro de 2016, encerrando os vinte primeiros anos da banda.

Estima-se que o Nightwish já tenha vendido mais de sete milhões de CDs e DVDs ao redor do mundo, o que o faz o grupo de maior sucesso da Finlândia de acordo com a indústria fonográfica finlandesa. A revista Metal Hammer descreveu o Nightwish como a banda de metal mais bem sucedida da Europa continental, disputando o posto com o Rammstein, da Alemanha.

Gêneros: Rock Internacional, Symphonic Metal, Power Metal

Álbuns de Nightwish para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.