Alex Harvey
Alex Harvey

Alex Harvey

Alexander James Harvey (Glasgow, 5 de Fevereiro de 1935 — 4 de Fevereiro de 1982) foi um cantor escocês de rock and roll. Com a sua "The Sensational Alex Harvey Band", construiu uma forte reputação como artista ao vivo durante a era do Glam... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Glam Rock, Blues Rock, Rock and Roll

Alexander James Harvey (Glasgow, 5 de Fevereiro de 1935 — 4 de Fevereiro de 1982) foi um cantor escocês de rock and roll. Com a sua “The Sensational Alex Harvey Band”, construiu uma forte reputação como artista ao vivo durante a era do Glam Rock dos anos 1970. A banda era reconhecida pelo seu ecletismo e as suas atuações energéticas ao vivo e pela pessoa carismática de Harvey.

Em 1972, Harvey formou o The Sensational Alex Harvey Band (muitas vezes encurtado para SAHB) com o guitarrista Zal Cleminson, o baixista Chris Glen e os primos Hugh e Ted McKenna nos teclados e bateria respectivamente, todos os integrantes do rock progressivo Tear Gas. A SAHB produziu uma sucessão de álbuns e tours altamente respeitados ao longo dos anos 70. A banda nunca foi aclamada nos Estados Unidos da mesma forma que na Grã-Bretanha, mas teve algumas celebridades em algumas cidades americanas, especialmente Cleveland, onde o grupo tocou pela primeira vez no Agora Ballroom em dezembro de 1974. Graças ao airplay da WMMS, músicas como “Next” e “The Faith Healer” se tornaram muito populares. Cleveland permaneceu uma cidade onde o sensacional Alex Harvey Band tinha seguidores dedicados. No entanto, eles foram incapazes de replicar essa popularidade na maioria das outras cidades dos EUA.

The Sensational Alex Harvey Band teve 40 hits na Grã-Bretanha com o single “Delilah”, uma versão cover do hit de Tom Jones, que alcançou o número sete em 1975, e também com “The Boston Tea Party” em junho de 1976. Depois Harvey saiu o grupo mais tarde naquele ano, os outros membros continuaram como “SAHB … sem Alex”. Harvey juntou-se novamente ao grupo para o Rock Drill de 1978, mas eles se separaram pouco depois.

Harvey morreu de insuficiência cardíaca em 4 de fevereiro de 1982. Harvey foi casado duas vezes e teve dois filhos, um de cada casamento.

Gêneros: Rock Internacional, Glam Rock, Blues Rock, Rock and Roll

Álbuns de Alex Harvey para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.