Pantera
Pantera

Pantera

Pantera foi uma banda de metal americana originária da cidade de Arlington, no estado do Texas, no ano de 1981. Formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell (o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Heavy Metal, Hard Rock, Glam Rock, Glam Metal

Pantera foi uma banda de metal americana originária da cidade de Arlington, no estado do Texas, no ano de 1981. Formada pelos irmãos Abbott, Vinnie Paul (baterista) e Diamond Darrell (o nome Dimebag Darrell só começou a ser utilizado já nos anos de 1990) (guitarrista). O baixista Rex Brown se juntou à banda no fim de 1981, juntamente com o vocalista Terry Glaze. Em 1987 Phil Anselmo se tornou o vocalista. Após o desmembramento da banda em 2003, quaisquer esperanças de uma possível reunião foram perdidas em 8 de dezembro de 2004, quando Dimebag Darrell foi baleado e morto, enquanto tocava com a banda Damageplan no palco do Alrosa Villa, em Columbus, Ohio. O Pantera já vendeu mais de 40 milhões de cópias.

Formada em 1981, a banda atingiu muito sucesso após a primeira metade da década de 1990 quando a popularidade do heavy metal começava a cair. Inicialmente fazendo um som mais voltado ao glam hard rock, partiram então para o som mais pesado do metal moderno (ou o chamado “power-groove”, termo cunhado pela própria banda pois boa parte de suas músicas possuíam riffs marcantes).

O Pantera lançou três discos (Metal Magic, de 1983, Projects In The Jungle, de 1984 e I Am The Night, de 1985) antes de demitir o então vocalista Terry Glaze para a entrada de Phil Anselmo no quarto disco, Power Metal, de 1988. Na época, Glaze teria sido informado sobre assinar com uma gravadora pertencente a Gene Simmons do Kiss, mas Terry rejeitou o contrato e foi mandado embora. Os membros restantes encontraram Phil Anselmo em Nova Orleans e produziram Power Metal, uma gravação onde Phil regravou algumas canções cantadas originalmente por Glaze, além de algumas originais.

De Metal Magic até I Am The Night, a banda seguiu pelo caminho do glam metal, porém com a entrada de Phil Anselmo nos vocais (que havia saido de uma banda de hard rock de Nova Orleans chamada “Razor White”, que lançou um disco com outro vocalista por volta de 1991), tomaram a decisão de partir para um som mais pesado. Com Power Metal, alguns riffs do thrash metal são notados em músicas como ‘Over And Out’ e ‘Death Trap’, enquanto algumas músicas no estilo hard rock e com apelo mais comercial ainda persistem, como ‘Hard Ride’ e ‘Proud To Be Loud’.

Em 1989, a banda assinou com a gravadora ATCO, após um executivo da gravadora ter ficado impressionado com um show da banda. O material novo visto pelo executivo, era um repertório com as músicas antigas mais pesadas e as novas que eram mais pesadas ainda. Alguns ‘bootlegs’ com shows dessa época são encontrados na internet, e ironicamente chamados de “Glamtera”, devido ao visual.

O primeiro álbum de sucesso comercial foi Cowboys from Hell, de 1990. Neste ponto, a música do Pantera ainda era fortemente influenciada por heavy metal clássico, embora o álbum também tenha começado a demonstrar um estilo muito mais extremo do que os trabalhos anteriores. O thrash metal veio a influenciar esse disco ainda mais, e músicas como “Cowboys from Hell”, “Psycho Holiday” e “Domination” demostram bem isso, enquanto “Cemetery Gates” e “Shattered” ainda demonstram as antigas influências. A banda dava início à sua fase de thrash/groove ou groove metal, como denominou o pesquisador musical brasileiro Glaydson Barros.

O álbum de maior sucesso foi Vulgar Display of Power, de 1992, onde os vocais em falsete foram substituídos por vocais gritados mais influenciados pelo hardcore e um som de guitarra e baixo muito mais pesados. O disco rendeu a grandes sucessos que tornariam-se hinos da banda, como “Walk”, “Mouth For War” e “This Love” muito circuladas na MTV. Outras como as violentas “Fucking Hostile” e “Rise” seriam mais aclamadas entre os fãs.

Gêneros: Rock Internacional, Heavy Metal, Hard Rock, Glam Rock, Glam Metal

Álbuns de Pantera para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.