Human Clay é o segundo álbum de estúdio da banda post-grunge Creed, lançado em 28 de setembro, 1999. Human Clay é o único álbum do Creed sem uma faixa título.
De acordo com Mark Tremonti, a capa do álbum representa uma encruzilhada que cada homem encontra em sua vida e o homem de barro representa “nossas ações, que o que somos cabe a nós, que nós conduzimos nosso próprio caminho e fazemos nosso próprio destino”. O título do álbum vem de uma letra em “Say I” (“The dust has finally settled on the field of human clay”), uma canção que leva a mesma mensagem.
Esse foi o último álbum antes da divisão da banda em 2004, que apresenta Brian Marshall no baixo; ele saiu da banda pouco antes da turnê para o álbum em agosto de 2000. Mark Tremonti preencheu como o baixista no terceiro álbum, Weathered, enquanto Brett Hestla se tornou seu baixista na turnê. Entretanto, a banda desde então, se reuniu com Marshall em 2009, que se apresentou no novo álbum da banda, Full Circle.
Human Clay é amplamente considerado como o melhor álbum da banda.
Creed é uma banda de post-grunge norte-americana formada em 1995 na cidade de Tallahassee, originalmente idealizada pelos amigos Scott Stapp (vocal) e Mark Tremonti (guitarra). O grupo já vendeu mais de 40 milhões de copias no mundo e 35 milhões mais...