Ratos de Porão
Ratos de Porão

Ratos de Porão

Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com quase 40 anos de carreira, são referência brasileira do gênero e reconhecidos internacionalmente, em... Ler mais

Gêneros: Rock Brasileiro, Thrash Metal, Hardcore

Ratos de Porão é uma banda brasileira de punk hardcore formada em novembro de 1981, durante a explosão do movimento punk paulista. Com quase 40 anos de carreira, são referência brasileira do gênero e reconhecidos internacionalmente, em particular, na Europa, América Latina e América do Norte.

No início da década de 1980, influenciado pelo movimento punk que começava a tomar forma em São Paulo, João Carlos Molina Esteves (o Jão, vocalista e guitarrista) formou o Ratos de Porão com seu primo Roberto Massetti (o Betinho, baterista) e o amigo Jarbas Alves (o Jabá, baixista) no distrito de Jaguara.

Em 1982, participam do festival O Começo do Fim do Mundo, que reuniu vinte bandas no SESC Pompeia, em São Paulo, tornando-se um marco do movimento punk brasileiro.

Em 1983, já com Mingau na guitarra, fizeram seu primeiro registro musical no split SUB. Após o lançamento do álbum, Betinho decide sair, o que fez Jão passar a ser baterista. João Gordo, que conheceu a banda durante as gravações da compilação, assume o microfone.

Em 1984, lançam o álbum de estreia, Crucificados pelo Sistema, álbum pioneiro de hardcore. Nessa época, os punks paulistanos começaram a chamá-los de “traidores do movimento”, pois o Ratos trocou o punk tradicional pelo hardcore. A época da gravação do álbum coincidiu com o chamado “fim do movimento punk de São Paulo”, devido a brigas e rixas de gangues. Em razão disso, não houve show de lançamento e o Ratos de Porão se desfez por um breve período.

Ainda em 1984, a faixa “Parasita” saiu na coletânea internacional World Class Punk, lançada em K7 pelo selo ROIR de Nova Iorque. Como ocorria com a maioria das coletâneas gringas de bandas punk da época— e muitas traziam faixas de bandas brasileiras— só souberam de sua participação após o lançamento. E, até hoje, não receberam um tostão por isso apesar de a coletânea ter dado um bom lucro. Por outro lado, foi útil para divulgar o Ratos de Porão pelo mundo. Muitos anos depois, essa coletânea foi relançada em CD.

Voltaram em 1985, com a formação original (com Jão assumindo os vocais e guitarra, Jabá no baixo e Betinho na bateria) e gravaram um álbum split com o Cólera, ao vivo no Lira Paulistana durante o show de lançamento do LP Tente Mudar o Amanhã.

Gêneros: Rock Brasileiro, Thrash Metal, Hardcore

Álbuns de Ratos de Porão para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.