Marillion
Marillion

Marillion

Marillion é uma banda de rock progressivo formada em 1979. Eles são os expoentes mais populares do sub-gênero conhecido como neo-progressivo. A banda foi formada como Silmarillion, inspirada no livro de mesmo nome de J.R.R. Tolkien. Depois de uma... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Neoprogressivo

Marillion é uma banda de rock progressivo formada em 1979. Eles são os expoentes mais populares do sub-gênero conhecido como neo-progressivo. A banda foi formada como Silmarillion, inspirada no livro de mesmo nome de J.R.R. Tolkien. Depois de uma alta rotatividade de integrantes nos primeiros anos, Steve Rothery foi o único membro original a permanecer. O nome do grupo foi encurtado depois de uma ameaça de processo feita pela família de Tolkien em 1980.

O grupo lança seu primeiro compacto em 1982, “Market Square Heroes”. Depois do sucesso alcançado, eles lançam seu primeiro álbum em 1983. Até os dias de hoje, já emplacaram 23 hits no UK Singles Chart e, até o ano 2000, já haviam vendido cerca de 14 milhões de álbuns em todo o mundo, tendo ainda feito turnês em vários países e continentes, como América, Europa e Japão.

A produção gravada em estúdio de Marillion desde 1982 é composta por dezenove álbuns, geralmente considerados em duas épocas distintas, delineados pela partida do vocalista original Fish no final de 1988 e a chegada de Steve Hogarth no início de 1989. A banda alcançou oito Top Ten no Reino Unido nos álbuns entre 1983 e 1994, incluindo um número um em 1985 com Misplaced Childhood, e durante o período em que a banda foi liderada por Fish, eles tiveram onze sucessos no Top 40 na parada de singles do Reino Unido. Eles são mais conhecidos pelos singles de 1985 “Kayleigh” e “Lavender”, que alcançaram o número dois e o número cinco respectivamente, com “Kayleigh” também entrando no Hot 100 nos Estados Unidos.

Gêneros: Rock Internacional, Neoprogressivo

Álbuns de Marillion para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.