David Gilmour
David Gilmour

David Gilmour

David Jon Gilmour, (Cambridge, 6 de março de 1946) é um guitarrista, saxofonista, compositor e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns solo bem como colaborado com outros artistas. Depois da saída... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Rock Progressivo, Art Rock, Blues Rock, New Wave

David Jon Gilmour, (Cambridge, 6 de março de 1946) é um guitarrista, saxofonista, compositor e cantor britânico, vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns solo bem como colaborado com outros artistas. Depois da saída de Roger Waters em meados da década de 1980 tornou-se a principal figura da banda. Foi considerado o 14º melhor guitarrista do mundo pela revista americana Rolling Stone, o 36º melhor vocalista do rock pelo programa de rádio britânico Planet Rock.

Durante os intervalos musicais do Pink Floyd, passava o tempo tocando como músico de estúdio, produzindo discos e até fazendo às vezes como engenheiro de som de palco para uma enorme variedade de espectáculos incluindo, Roy Harper, Kate Bush, The Dream Academy, Grace Jones, Arcadia, Bryan Ferry, Robert Wyatt, Hawkwind, Paul McCartney, Ringo Starr, Sam Brown, Jools Holland, Propaganda, Pete Townshend, The Who, Supertramp (juntos criaram o êxito “Brother where you bound” do álbum de mesmo nome), vários “supergrupos” de solidariedade e muito mais.

Lançou o seu primeiro álbum na primavera de 1978, simplesmente intitulado David Gilmour. O seu segundo álbum About Face, foi editado em 1984.

Em 2002 fez uma série de concertos acústicos em Londres e Paris, juntamente com Rick Wright (tecladista do Pink Floyd) e uma pequena banda e coro, e que foi documentado na edição de David Gilmour in Concert.

Em 2006 lançou mais um trabalho solo, On An Island, considerado por ele o seu melhor trabalho em 30 anos. O álbum contou com as colaborações de Guy Pratt, Jon Carin e Richard Wright, além das participações de David Crosby e Graham Nash, e a coprodução do guitarrista Phil Manzanera.

Gêneros: Rock Internacional, Rock Progressivo, Art Rock, Blues Rock, New Wave

Álbuns de David Gilmour para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.