Brian May
Brian May

Brian May

Brian Harold May, CBE (Londres, Inglaterra, 19 de julho de 1947) é um músico e astrofísico inglês, famoso por integrar a banda britânica de rock Queen, como guitarrista e compositor. Também construiu uma guitarra elétrica conhecida como Red... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Hard Rock, Rock Clássico

Brian Harold May, CBE (Londres, Inglaterra, 19 de julho de 1947) é um músico e astrofísico inglês, famoso por integrar a banda britânica de rock Queen, como guitarrista e compositor. Também construiu uma guitarra elétrica conhecida como Red Special. Algumas de suas composições para o grupo são “We Will Rock You”, “Tie Your Mother Down”, “The Show Must Go On”, “I Want It All”, “Who Wants to Live Forever” e “Hammer To Fall”.

May é co-fundador do Queen, juntamente com o cantor Freddie Mercury e o baterista Roger Taylor, tendo trabalhado anteriormente com Taylor na banda Smile, a qual se juntou quando era universitário. Em cinco anos de sua formação, em 1970, e com o recrutamento do baixista John Deacon completando a equipe de músicos, o Queen se estabeleceu como uma das maiores bandas de rock do mundo, com o sucesso do álbum A Night at the Opera e a música Bohemian Rhapsody. A música-tema gerou diversas críticas e polêmicas na crítica especializada. Em 2008, a música foi eleita no Reino Unido como a melhor canção pop de todos os tempos, em uma pesquisa realizada pela empresa Onepoll.com, que ouviu dez mil pessoas. Ela superou sucessos de cantores como Bryan Adams, Robbie Williams e John Lennon.

Dos anos 1970 até o início dos anos 1990, o Queen era presença constante nas paradas de sucesso do Reino Unido e do mundo, se apresentando em alguns dos maiores eventos do mundo, com uma notável e inesquecível aclamação de sua performance no concerto Live Aid, em 1985. Como membro do Queen, May passou a ser visto como músico virtuoso e com um som distinto criado através de vários níveis de execução no seu trabalho com a guitarra.

Em dezembro de 2005, Brian foi homenageado com um CBE Commander, Medalha da Ordem do Império Britânico, por Sua Majestade a Rainha, em reconhecimento dos seus serviços para a música e obras de caridade. Após isso, concluiu seu doutorado em astrofísica no Imperial College, em 2007. Foi ainda chanceler da Liverpool John Moores University entre os anos de 2008 e 2013. É também defensor ativo dos direitos dos animais.

Em 2005, uma enquete/sondagem da revista Planet Rock elegeu Brian como o sétimo melhor guitarrista de todos os tempos. Também foi considerado o 19º melhor guitarrista de todos os tempos, segundo a revista norte-americana Rolling Stone, enquanto a Guitar World, através de seus leitores o pôs no segundo lugar em 2012.

Gêneros: Rock Internacional, Hard Rock, Rock Clássico

Álbuns de Brian May para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.