Bacamarte
Bacamarte

Bacamarte

O Bacamarte é uma banda de rock progressivo brasileira formada em 1974. A banda é conhecida por ter lançado a carreira solo de Jane Duboc. Seu primeiro álbum, Depois do Fim, é considerado como um dos melhores do rock progressivo de todos os... Ler mais

Gêneros: Rock Brasileiro, Rock Progressivo, Rock Sinfônico

O Bacamarte é uma banda de rock progressivo brasileira formada em 1974. A banda é conhecida por ter lançado a carreira solo de Jane Duboc. Seu primeiro álbum, Depois do Fim, é considerado como um dos melhores do rock progressivo de todos os tempos, tendo o sítio Progarchives listado-o como um dos 100 melhores álbuns do gênero. A lista ainda conta com as mais expressivas criações das principais bandas do gênero, como Pink Floyd, Jethro Tull, Yes, Genesis, King Crimson, Gentle Giant e Rush.

Mario Neto, guitarrista, fã de Beatles e música clássica, compôs uma série de canções quando tinha de 14 a 17 anos. Juntou 3 colegas do Colégio Marista São José no Rio de Janeiro e formou uma banda.

Mais tarde, alguns músicos mais entrariam na banda, que teve diversas formações, até que em 1977, consolidou-se com seu line-up clássico: Mário Neto (guitarra), Sérgio Villarim (teclados), Delto Simas (baixo), Mr. Paul (percussão), Marcus Moura (flautas e acordeão) e Marco Veríssimo (bateria). Foi com esta formação que, após uma série de ensaios, eles conseguiram se apresentar no programa Rock Concert, da TV Globo, já com o nome de Bacamarte. A atuação do Bacamarte nesse programa impressionou os produtores da banda britânica Genesis, que excursionava pelo país na época. Eles convidaram Mario Neto para substituir o guitarrista Steve Hackett, que deixaria a banda logo após a turnê do LP duplo ao vivo Seconds Out. Menor de idade, Mario atendeu ao pedido de seus pais e não pôde aceitar o convite. O sucesso do programa global, no entanto, serviu para que a banda registrasse suas músicas em estúdio, em uma fita demo, mas que não seria aceito por nenhuma gravadora.

Em 1982, com o surgimento da rádio Fluminense FM, de Niterói, e sua política de divulgar bandas novas (como Paralamas do Sucesso, Kid Abelha, e outros), Mario Neto, por sugestão de amigos, resolveu levar a fita demo para a rádio. A fita foi entregue nas mãos de um dos diretores da emissora, Amaury Santos. No dia seguinte a banda já havia entrado na programação.

Como as músicas estavam tocando direto na rádio, Mario gastou suas economias, fundou um selo, prensou mil cópias e lançou o LP Depois do Fim, em 1983. Inovador para a época, o álbum trazia uma sonoridade totalmente diferente do início dos anos setenta, onde o talento individual de cada instrumentista, fez com que a banda fosse comparada ao Curved Air e ao Renaissance, dois ícones do progressivo britânico. Não à toa, Depois do Fim é considerado um dos melhores álbuns do rock progressivo brasileiro.

Gêneros: Rock Brasileiro, Rock Progressivo, Rock Sinfônico

Álbuns de Bacamarte para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.