Yoko Ono

Yoko Ono

Yoko Ono Lennon (Tóquio, 18 de fevereiro de 1933) é uma Ativista da paz, cantora, compositora, cineasta e artista plástica vanguardista japonesa. Yoko é mãe de Kyoko Chan Ono Cox, fruto de seu segundo casamento, e Sean Lennon, seu filho com... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Pop Rock, Rock Experimental, Avant-garde

Yoko Ono Lennon (Tóquio, 18 de fevereiro de 1933) é uma Ativista da paz, cantora, compositora, cineasta e artista plástica vanguardista japonesa. Yoko é mãe de Kyoko Chan Ono Cox, fruto de seu segundo casamento, e Sean Lennon, seu filho com John Lennon. Atualmente vive sozinha em seu apartamento, em Nova Iorque. Suas obras, tanto musicais quanto plásticas e conceituais, são caracterizadas pela provocação, introspecção e pacifismo, sendo famosas no mundo inteiro.

Nascida numa família muito rica, Yoko Ono durante a infância teve a oportunidade de estudar em Gakushuin, uma das mais exclusivas escolas do Japão. Durante este período estudou também piano clássico e canto.

Durante a Segunda Guerra Mundial viveu entre Japão e Estados Unidos, até que em 1952 se mudou definitivamente para Nova Iorque. A partir de então, frequentou a faculdade de música Sarah Lawrence, onde conheceu importantes músicos de vanguarda, que posteriormente seriam inspiração para o surgimento do grupo Fluxus, entre eles John Cage.

Em 1956, após se formar como musicista e professora primária, Yoko saiu de casa contra a vontade de seus pais para morar com seu primeiro namorado, Toshi Ichiyanagi, e com ele dividiu um loft em Manhattan, o qual, pouco tempo depois, se tornaria laboratório para as performances de Yoko e as experiências sonoras do colega de profissão John Cage. Buscando independência financeira, acabou rejeitando o auxílio financeiro da família após sair de casa, e começou a lecionar arte japonesa e música em escolas públicas. Yoko e Toshi se separaram em 1960, após quatro anos de união conjugal.

Em 1961 começou a namorar com o produtor Anthony Cox, com quem foi morar junto no Japão em 1962, tendo casado-se oficialmente nesse mesmo ano em 28 de novembro. Em 08 de agosto de 1963 nasceu de parto normal, em Tóquio, sua filha Kyoko Chan Ono Cox. O casal separou-se em 1966, tendo voltado nesse mesmo ano com a filha para os Estados Unidos, país onde o ex-casal se divorciou em 1969.

Em 1967 começou a namorar John Lennon. Em 1969 foram viver juntos, e em 1970 oficializaram a união. Em 09 de outubro de 1975, nasceu o único filho do casal: Sean Taro Ono Lennon, também vindo ao mundo de parto normal, mas em Nova York.

Yoko ficou viúva em 1980, após onze anos de casamento, quando seu marido foi assassinado por um fã obcecado. Apesar de ter mantido outros relacionamentos, Yoko não quis casar-se novamente.

Gêneros: Rock Internacional, Pop Rock, Rock Experimental, Avant-garde

Álbuns de Yoko Ono para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.