Tristania
Tristania

Tristania

Tristania é uma banda de gothic metal da Noruega fundada em 1996, na cidade de Stavanger. A banda é geralmente classificada como death/doom. Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som baseado em riffs do black metal com teclado dominante,... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Symphonic Metal, Metal Progressivo, Metal Gótico, Rock Gótico, Doom Metal

Tristania é uma banda de gothic metal da Noruega fundada em 1996, na cidade de Stavanger. A banda é geralmente classificada como death/doom. Em seus primeiros lançamentos a banda tinha um som baseado em riffs do black metal com teclado dominante, com uso extenso do vocal gutural com acompanhamento de vocais femininos “teatrais” e instrumentos musicais tipicamente eruditos como o órgão de tubos, a flauta e o violino. Em álbuns posteriores, a banda procurou balancear mais o estilo vocal e adotar uma postura mais progressiva em seu som. Apesar da rotatividade de integrantes, a banda é conhecida pela complexidade, obscuridade e melancolia das letras.

Em 1996, o Tristania foi formado em Stavanger, Noruega, por Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Moen e Veland decidiram sair da banda de que faziam parte, Uzi Suicide, e fizeram com que Olsson se unisse a eles em sua nova banda. Logo após, Rune Østerhus (baixo) e Anders Hoyvik Hidle (guitarra) também uniram-se à banda. Em Maio de 1997 a banda entrou em estúdio pela primeira vez e gravou sua demo, em Klepp Lydstudio. Nesse meio tempo, Vibeke Stene foi recrutada. Ela deveria originalmente contribuir na demo como uma participação especial, mas o resto da banda se convenceu de que sua voz combinava com o estilo da banda perfeitamente, e após convite aceitado ela tornou-se o sexto integrante. Durante o verão de 1997, a demo foi distribuída a diferentes gravadoras, e a Napalm Records ofereceu a melhor proposta. O primeiro lançamento da banda com a nova gravadora foi o mini CD Tristania, cujo conteúdo é a própria demo, mas com uma mistura e arte diferentes.

Inspirado por boas críticas por toda a Europa, a banda estava ansiosa para gravar o álbum de estréia. Após alguns meses, Moen e Veland tiveram as canções prontas e antes do fim de 1997 o primeiro álbum Widow’s Weeds foi gravado, sendo lançado no começo do ano seguinte. Widow’s Weeds é um álbum de metal sinfônico com influências de doom metal, rock gótico, death metal, música erudita e black metal. Essenciais para o álbum foram dois convidados especiais. Atualmente um membro regular da banda, Østen Bergøy (Morendoes) contribuiu com os vocais masculinos limpos na canção “Angellore”. Os violinos foram tocados por Pete Johansen (The Scarr), que contribuiu também em outros álbuns do Tristania. Posteriormente ao lançamento de Widow’s Weeds foi lançado o single “Angina”.

Após ter feito suas primeiras apresentações ao vivo fora da Noruega, abrindo a turnê do Lacrimosa na Bélgica e na Áustria durante o verão de 1998, o Tristania fez sua primeira turnê européia no outono do mesmo ano, junto com Solefald e Haggard.

Gêneros: Rock Internacional, Symphonic Metal, Metal Progressivo, Metal Gótico, Rock Gótico, Doom Metal

Álbuns de Tristania para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.