Meat Loaf
Meat Loaf

Meat Loaf

Meat Loaf, nome artístico de Michael Lee Aday (Dallas, 27 de setembro de 1947), é um músico, cantor, produtor e ator norte-americano. É conhecido pelo seu álbum Bat out of hell e por muitas canções que fizeram parte de bandas sonoras de... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Pop Rock, Heavy Metal, Hard Rock, Rock Progressivo, Synthpop

Meat Loaf, nome artístico de Michael Lee Aday (Dallas, 27 de setembro de 1947), é um músico, cantor, produtor e ator norte-americano. É conhecido pelo seu álbum Bat out of hell e por muitas canções que fizeram parte de bandas sonoras de filmes.

Seu nome artístico, em tradução livre ao português, significa “bolo de carne”, mais especificamente rolo-de-carne, um prato muito comum nos EUA, feito com carne picada, queijo, tomate, cebola e especiarias”.

Nascido Marvin Lee Aday em Dallas (Texas), filho único de Wilma Artie, uma professora e cantora de Música gospel, e Orvis Wesley Aday, um oficial de polícia e veterano da Segunda Guerra Mundial, com problemas de alcoolismo. Aday e sua mãe dirigiam em volta dos bares de Dallas, a procura de Orvis para levá-lo para casa. Como consequência, Aday passou a ficar frequentemente com sua avó Charlsee Norrod.

Segundo o cantor foi o seu próprio pai que lhe pôs a alcunha de meat, devido a ter nascido com cor vermelha e a ter mantido mais tempo que o normal. A alcunha completa foi dada pelo seu treinador, quando ele estava em cima do treinador e este lhe disse:-Sai daqui seu “meat loaf”!

Inicia a sua carreira musical aos 20 anos, em Los Angeles, com a banda “Meat Loaf Soul”. Após trabalhar um tempo como mecânico, é contratado para a ópera rock Hair, de estilo hippy, com a qual faz uma digressão pelos EUA.

Gravou um disco em Detroit, com uma cantora chamada Stoney, sendo os primeiros cantores brancos a gravar na Motown. Tiveram um êxito relativo.
Em 1971 decide associar-se ao compositor e pianista Jim Steinman. Dois anos mais tarde decidem ir a Los Angeles para apresentar o seu disco, mas este é recusado em todas as discográficas. Decidem financiar o disco pelos seus próprios meios.

Em 1976, num concerto em Woodstock (Nova Iorque), conhece a sua mulher, Leslie Edmond, que trabalhava como manager de Bob Dylan e Janis Joplin. Após gravarem o disco Bat out of Hell, continuam sem conseguir apoio de nenhuma discográfica. Todd Rundgren, integrante do grupo Utopia, produz o disco.

Em 1977, a sua mulher fica grávida da sua filha Amanda. Meat Loaf e Jim Steinman decidem fazer uma pausa, mas a discográfica não aceitou, porque queria lançar um segundo disco (Bad for Good). Segundo parece, Meat Loaf estava com uma infecção nas cordas vocais, e isto fê-lo abandonar o projecto, tendo o disco saído como um trabalho a solo de Steinman.

Em 1981 encontrava-se em graves dificuldades financeiras, e o seu trabalho como actor, assim como o seu disco Dead Ringer não tiveram o êxito esperado. O disco de Jim Steinman e o do próprio Meat Loaf competiam nas vendas e nas campanhas de marketing.

Em 1983 triunfa numa digressão pela Europa, mas os seus problemas financeiros agravam-se devido a petições judiciais, ficando na ruína. Apesar disso, consegue gravar Midnight At The Lost And Found, que passa sem pena nem glória, com o tema chamado Wolf At Your Door, que faz referência aos seus múltiplos problemas económicos.

Em 1984 muda para a Arista Records – que anteriormente havia recusado Bat Out Of Hell – para gravar Bad Attitude e Blind Before I Stop.

Gêneros: Rock Internacional, Pop Rock, Heavy Metal, Hard Rock, Rock Progressivo, Synthpop

Álbuns de Meat Loaf para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.