John Paul Jones
John Paul Jones

John Paul Jones

John Paul Jones, nome artístico de John Baldwin (Sidcup, 3 de janeiro de 1946), é um multi-instrumentista, baixista e tecladista britânico. Jones ganhou notoriedade por ser o baixista, tecladista e um dos membros do Led Zeppelin até o... Ler mais

Gêneros: Rock Internacional, Hard Rock, Rock Progressivo, Blues Rock, Rock instrumental

John Paul Jones, nome artístico de John Baldwin (Sidcup, 3 de janeiro de 1946), é um multi-instrumentista, baixista e tecladista britânico. Jones ganhou notoriedade por ser o baixista, tecladista e um dos membros do Led Zeppelin até o desmembramento da banda após a morte de John Bonham, em 1980. Desde então, Jones vem desenvolvendo uma carreira solo. Também toca guitarra, bandolim, koto, gaita e ukulele.

De acordo com o Allmusic, Jones “deixou sua marca na história da música rock & roll como um músico inovador, arranjador e diretor”. Muitos baixistas notáveis do rock ​​foram influenciados por John Paul Jones, incluindo Steve Harris, John Deacon, Geddy Lee, Flea, Gene Simmons, e Krist Novoselic. Jones é atualmente parte da banda Them Crooked Vultures com Josh Homme e Dave Grohl, onde ele interpreta o baixo, piano e outros instrumentos.

John Baldwin nasceu em Sidcup, Kent, em 3 de janeiro de 1946. John aprendeu a tocar teclados com o seu pai, Joe Baldwin, que foi pianista em grandes orquestras nas décadas de 40 e 50, principalmente com a Ambrose Orchestra. Sua mãe também pertencia ao mundo da música, o que permitia que a família muitas vezes fizesse digressões pela Inglaterra como um ato de comédia vaudeville. A suas influências abrangiam um grande leque de estilos, desde os blues de Big Bill Broonzy, ao jazz de Charles Mingus e ao piano clássico de Rachmaninov. Aos 14 anos era organista e condutor do coro da igreja local e foi nessa altura que comprou as suas primeiras guitarras baixo.

O nome artístico John Paul Jones foi sugerido pelo seu amigo, Andrew Loog Oldham, depois de ter visto um cartaz de cinema com esse nome na França.

Gêneros: Rock Internacional, Hard Rock, Rock Progressivo, Blues Rock, Rock instrumental

Álbuns de John Paul Jones para download

Rock Download Logo

Fique atualizado com o Rock Download!

Cadastre-se para receber as novidades do site por email.